090 - Caboco

 

          Quando papai foi para Fabriciano, antes mesmo de se casar, foi atrás do cunhado Durval, com quem trabalhou durante algum tempo.

 

 

A pequena loja ia de vento em popa, contudo começou a incomodar o vizinho Coronel Silvino Pereira, pois muitos de seus clientes debandavam para a nova loja. Apareceram os ciúmes dos dominantes do vilarejo, achando que o sucesso do Zé Franco prejudicava a loja do dono do pedaço. A coisa ficou tão feia que o medo e o nervosismo da mamãe fizeram com que papai quisesse mudar para Antonio Dias. Foi de mala e cuia esperar o trem na estação ferroviária. 

 

Encontrar alguém gordo era coisa rara. Doutor Joaquim, Superintendente da Belgo Mineira, era um pouco barrigudo, mas não a ponto de ser chamado de gordo. Um pouco gordo e bem barrigudo era o Caboco, casado com a Dona Chica, irmã do Coronel Silvino Pereira. 

O Doutor Joaquim era o todo poderoso da região, mais pelo cargo que exercia. O Nemrod do lugar, apesar de proteger muito bem toda sua família, era o Coronel Silvino: não caçava, mandava caçar.

O barrigudo Caboco, o barbeiro de papai, quando soube que papai estava na estação para ir embora, foi a seu encontro - chegando à estação, num piscar d’olhos pegou as muambas de papai, colocando-as numa carroça e trazendo tudo de volta para casa.

Nunca mais houve conversas sobre a loja de papai. Caboco sabia onde e como pisava...

 

Scrivi commento

Commenti: 0