035 – A piorra

  

Os presentes de Natal eram simples, mas sempre presentes. Depois de muita expectativa, achava-os ao lado de nossos sapatos. Num Natal pedi ao Papai Noel uma piorra. Ganhei uma de metal, lata, toda colorida – depois de pouco uso enjoei dela. Gente, tocar piorra o dia todo não é mole não! Na surdina, larguei-a de lado.

 

Imaculada ganhava um presente a mais, da madrinha Dona Nilza, e o Sô Bento dava um para o José Maurício. 

A gente escondia os sapatos, mamãe, com jeitinho, arrancava da gente onde os tínhamos escondidos – nem papai ficava sabendo, só falávamos para ela.  Papai Noel descobria!

         Lembro-me que estava admirando os brinquedos da loja do Zé Avelino e alguém me revelou a verdade sobre o Papai Noel. Fiquei muito decepcionado – gostaria de acreditar nele até hoje! Era 

 

 

maravilhoso! Que saudade! 

         E por falar em piorra, havia em Fabriciano várias árvores que davam uma frutinha que a gente chamava de piorra. Só vi quando menino. E os meninos apanhavam no chão essas sementes e brincavam muito de colocá-las para rodar com dois dedos – neste caso, piorra é um pião pequeno que se faz girar com pressão exercida pelas pontas dos dedos.

 

                   Benedito Franco

 

Scrivi commento

Commenti: 0